Imobiliárias: Entenda a importância de implementar um CRM na equipe de vendas

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CRM Imobiliário: o que é? Um guia completo sobre a importância de ter um Sistema Integrado para auxiliar a equipe de vendas.

O Sistema Integrado CRM (Customer Relationship Management) é o responsável pela Gestão de Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo é estabelecer a confiança entre a empresa e o consumidor.

O CRM imobiliário coleta dados sobre os usuários, a fim de desenvolver um atendimento personalizado, que possa aumentar o número de conversões, de forma organizada e rápida.

Ter um sistema integrado que possibilite aos corretores de imóveis, vender mais, atender melhor e garantir um alto desempenho, sem dúvidas, é a melhor maneira de engajar sua empresa no mercado imobiliário.

A importância do CRM

Muitos gestores, ainda presos a alguns antigos conceitos do setor imobiliário – acreditam que o carisma é o suficiente para efetuar boas vendas.

Acontece que esse pensamento enfraquece o relacionamento com os clientes e por consequência disso, distancia a imobiliária de uma perspectiva positiva no mercado.

O CRM imobiliário é um divisor de águas, já que sua utilização ainda pouco difundida, já revela os resultados expressivos, tanto na prospecção de novos clientes, quando na comunicação estabelecida no pós-vendas.

Diante disso, separamos algumas observações que revelam a importância do CRM imobiliário para sua empresa. Confira a seguir!

Conhecer o cliente

Talvez esse seja o maior problema das imobiliárias. Elas não conhecem o cliente.

O CRM tem como maior objetivo a aproximação da empresa junto aos clientes. Sua função é mapear os detalhes do relacionamento em todas as jornadas.

Com um sistema integrado você consegue:

  • Conferir o histórico de pesquisa dos clientes;
  • Analisar o tempo médio de cada atendimento;
  • Entender quais os motivos de recusa.

Além de outros aspectos que podem ser observados logo nos primeiros contatos com o cliente.

Tendo essas informações em mãos, você pode adotar medidas que melhorem seu relacionamento com os usuários, aumentando suas chances de conversão.

Atendimento Personalizado

Evitar um atendimento robotizado é outro benefício para a empresa.

Clientes gostam de se sentir importantes e receber uma resolução para o seu problema, se maneira pessoal e personalizada.

O CRM permite um atendimento personalizado, que esteja alinhado as necessidades de cada cliente específico.

Monitoramento do Funil de Vendas

O funil de vendas é composto por 3 etapas principais, que objetivam dar suporte a equipe de vendas. Em linhas gerais são assim:

  • Topo de funil – Captação de novos clientes. Aqui você terá alguns visitantes, que poderão se transformar em leads. Quem está no topo do funil tem algum problema e busca soluções imediatas.
  • Meio de funil – Os leads estão no meio do funil, já reconheceram suas necessidades e estão considerando resolver suas questões. A ideia é estabelecer estratégias junto à equipe de vendas, para convencer o cliente a fechar o negócio.
  • Fundo de funil – Aqui você tem quem está pronto para comprar e espera a melhor abordagem da equipe de vendas. Nessa etapa, o time precisa saber exatamente como fechar o negócio, através da confiança estabelecida em todo o processo anterior.

O CRM imobiliário ajuda a traçar as melhores estratégias para o fechamento do negócio.

O CRM na equipe de vendas

Ao decidir implementar um CRM na equipe de vendas, você está se comprometendo a entregar ao seu time, um sistema completo que engloba estratégias, práticas e tecnologias desenvolvidas para gerenciar todas as interações com seus clientes.

A possibilidade de fidelizar clientes e aumentar as vendas de imóveis caros é muito maior! E no final, todo mundo sai ganhando!

Entenda que o CRM imobiliário irá participar de todos os processos da equipe, não apenas no primeiro contato.

Todos os setores da empresa serão beneficiados, inclusive a equipe comercial e pós-vendas.

Identificação de perfis

O perfil comportamental de cada cliente influencia todas as etapas do negócio, e o CRM simplifica essa identificação.

É preciso compreender que o mundo dos negócios está em constante transformação, bem como os clientes buscam soluções inovadoras para suas necessidades.

Ter uma ferramenta que possa auxiliar a identificar essas urgências, é fundamental para criar estratégias de sucesso!

Redes sociais e E-mail marketing

As Redes Sociais e o E-mail Marketing são canais que precisam ser alimentados periodicamente, e o CRM ajuda na construção do conteúdo que será distribuído.

Através das informações coletadas pelo sistema, você pode oferecer informação relevante em perfis das redes sociais, blogs e e-mails.

Com o E-mail Marketing você também é capaz de criar listas específicas para cada perfil de cliente, o que aproxima o lead ainda mais da tomada de decisão.

Vendas

A equipe de vendas tem como principal função gerar as conversões para a empresa. Sendo assim, o CRM imobiliário pode trabalhar na criação e desenvolvimento de estratégias que impactam seus clientes.

O objetivo é proporcionar uma experiência única, com base no histórico de pesquisas do cliente e de seu comportamento como usuário.

O CRM ajuda a equipe de vendas a antecipar as necessidades dos clientes, o que motiva e encanta os usuários. Com isso, a imobiliária passa a ter chances reais de aumentar seu número de vendas.

Pós-venda

Realizar o acompanhamento pós-venda é uma estratégia que pode gerar novos negócios futuros.

Garantir a satisfação do cliente e gerir essa relação contempla a imobiliária, não apenas em popularidade, mas principalmente, em novas negociações.

Um cliente bem atendido tende a indicar os serviços prestados e continua mantendo seu laço com a empresa, a fim de fechar novas compras.

O CRM irá armazenar todos os dados das compras dos clientes e isso será extremamente útil para a equipe de vendas, quando o cliente entrar novamente em contato.

Benefícios do CRM imobiliário

Se existir ainda alguma dúvida sobre os principais benefícios do CRM Imobiliário, nós da Imobisis iremos eliminá-las agora mesmo. Confira a seguir:

Banco de dados

Saber exatamente onde as informações estão armazenadas e tê-las a qualquer momento, é fundamental para qualquer corretor de imóveis.

O CRM é uma ferramenta que garante ao corretor, o acesso de imagens, contatos, endereços e muito mais. Tudo na palma das mãos e em tempo real.

Sua equipe de corretores consegue analisar as informações e criar estratégias para oferecer exatamente aquilo que o cliente deseja.

Produtividade

A partir do momento que você passa a fazer uso de um CRM gera o aumento da produtividade em todas as áreas da imobiliária.

A agilidade nos processos torna os colaboradores mais eficientes e atentos. Além de que, os corretores conseguem canalizar suas energias em ações realmente importantes, como o fechamento das vendas, por exemplo.

Usabilidade

Diferentemente de um site imobiliário, o Sistema Integrado garante maior usabilidade, e a equipe terá melhores resultados de acordo com o desempenho do sistema.

Visto que, as funcionalidades existentes em um CRM permite a integração de todos os setores, o que otimiza todas as etapas do processo.

Mobilidade

Outra grande vantagem de ter um CRM imobiliário está na mobilidade, já que sua empresa pode acessar todas as informações através de qualquer dispositivo, desde smartphone, tablets e computadores.

Relatórios

Se você chegou até aqui, é porque já sabe da importância de ter um CRM imobiliário e o quanto isso impacta as tomadas de decisões da sua empresa.

É imprescindível ter acesso a informações que possam resultar em fechamento de negócios.

Um sistema integrado gera relatórios com análises verificadas, que podem te ajudar a estabelecer conexões precisas e mais assertivas.

Está comprovado que ter um CRM imobiliário na equipe de vendas além de necessário, pode ser a solução que você procurava para aumentar a autoridade da sua empresa na rede e se destacar no segmento.

Contrate agora mesmo o Gestor Imobiliário da Imobisis e veja a mudança acontecer!

Representante comercial Imobisis

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