Como Gerar Relacionamento com o Cliente? Gere empatia e faça mais vendas

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Nos dias de hoje é muito importante conseguir gerar relacionamento com o cliente. Buscar conhecer melhor o cliente é fundamental para gerar empatia e conseguir efetuar novas vendas.

Para conhecer mais sobre o cliente é necessário buscar informações adicionais, que podem serem encontradas pela internet e pelas redes sociais.

Nesse artigo vamos abordar exatamente isso, como extrair informações que possam gerar relacionamento com o cliente, criando afinidade e melhorando o atendimento.

Faça perguntas

Uma forma muito efetiva para conseguir conhecer cada vez mais seu cliente é fazer perguntas a ele. Para conseguir melhores resultados é importante que você faça perguntas do tipo aberta.

Perguntas abertas são perguntas que exigem que seu cliente explane mais sobre o assunto. Por exemplo podemos usar algumas dessas perguntas:

  1. Por que você quer comprar uma casa na praia?
  2. Quero poder ajudar a escolher o melhor produto e/ou serviço, mas preciso entender um pouco mais as suas necessidades. Você pode me explicar por favor?
  3. Como eu posso ajudar para realizar a sua vontade de comprar este imóvel?
  4. Na sua opinião quais as principais vantagens deste imóvel que o Sr. deseja adquirir?

Você usar da criatividade de da situação para encontrar perguntas que façam o cliente pensar sobre e bolar uma resposta. Fazendo isso, seu cliente vai entender que você realmente está interessado em vender um imóvel que satisfaça as necessidades dele.

Quando o cliente consegue perceber isso, ele gera uma carga de confiança em você.

Outro tipo de perguntas que você pode fazer, são as perguntas fechadas. Perguntas fechadas exigem uma resposta curta, geralmente usamos esse tipo de pergunta para confirmar alguma coisa.

Por exemplo:

  1. Você gosta de casas ou apartamentos?
  2. Com ou sem Suíte?
  3. 3 ou 4 dormitórios?
  4. O Sr. torce para o Internacional ou para o Grêmio?

E por aí vai…

Intercalar esses tipos de pergunta é importante para manter o seu cliente engajado com a sua conversa. Outro ponto importante é manter seu cliente falando, quanto mais ele fala, mais você descobre sobre ele.

Fazer perguntas é fundamental quando seu cliente entra na sua imobiliária e esse é o primeiro contato. Caso você tenha recebido um e-mail e tenha tempo para buscar informações, é importante que você junte mais informações.

Procure informações na internet

Uma forma de buscar informações sobre qualquer pessoa é buscar seu nome no Google e verificar o que você pode encontrar.

Internet está cheia de informações e é importante lapidar o que você encontra.

Algumas buscas que você pode encontrar são notícias referente aquela pessoa. Com essas buscas você irá descobrir se ela teve algum papel de destaque em algum momento da vida, seja por uma causa nobre, ou por um sucesso em sua carreira.

Suponha que você está buscando informações de alguém que deixou um contato no formulário do seu site. Fazendo essa pesquisa você descobriu que Roberto Cardoso (exemplo) fez uma doação para a reforma do lar de idosos em Porto Alegre.

Com essa informação você pode entrar em contato com o cliente, iniciar uma conversa e logo em seguida parabenizar ele por esse feito. Roberto irá ficar surpreso com isso, pois é a primeira vez que alguém teve esse tipo de abordagem.

Perceba o quão importante é você conseguir encontrar informações sobre essa pessoa, e logo em seguida demonstrar a ela que você realmente está se importando com a vida dela.

Poucas pessoas fazem isso, e você estará ganhando uma posição de destaque na cabeça de seu cliente.

Caso você não tenha conseguido encontrar nada sobre seu cliente na internet, você com certeza irá encontrar alguma informação sobre ele nas redes sociais.

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Redes Sociais

Vai ser muito difícil você encontrar alguém que não esteja nas redes sociais. Perceba que eu não estou falando somente de Facebook, pois muitos clientes não estão lá, mas estão no Instagram ou no LinkedIn.

LinkedIn hoje está muito popular no mundo corporativo, e atualmente os empresários estão focando muito nessa área.

O importante aqui não é focar em uma rede social, mas sim definir o que o seu cliente faz nas redes sociais.

Buscar informações sobre os gostos pessoais e o que ele anda compartilhando é fundamental para entender o que esse cliente pensa e divulga nas redes sociais.

Fique atento com o que o cliente está postando e use isso para gerar conversa e ganhar credibilidade com seu cliente.

Fazendo isso você vai conseguir gerar empatia, o que torna mais fácil de efetuar uma relação e posteriormente uma venda.

Usando o LinkedIn você ainda consegue encontrar informações sobre a empresa que seu cliente trabalha.

Conheça a empresa onde ele trabalha

Conhecendo a empresa, sabendo no que o cliente atua e qual a posição dele dentro da empresa fica mais fácil encontrar meios de gerar uma interação.

Pense em conhecer a fundo informações sobre a empresa e sobre o que ele trabalha. Por exemplo se o mesmo Roberto trabalha em uma grande empresa, é gerente de marketing, você já ter abordagens usando a profissão dele, falando sobre novas tendências em marketing e abordando assuntos que ele domina.

Toda a interação de valor com seu cliente é importante, faça isso genuinamente e demonstre real interesse em conhecer e saber mais sobre essa pessoa.

Com certeza você terá melhores relações com esses clientes e futuramente novos negócios.

Concluindo sobre o relacionamento com o cliente

Esse artigo foi pensado para você melhorar o atendimento com o seu cliente, acreditamos que a base de toda a venda é a interessarão entre as pessoas.

Por isso é muito importante manter uma relação sadia com seu cliente, conhecendo mais do cliente, fica mais fácil interagir com essa pessoa e gerar afinidades.

Embora essa tática seja já muito utilizada, as pessoas sabem quando você está forçando uma situação. Para não parecer superficial faça tudo isso sempre pensando no seu cliente e desenvolva afinidades reais com essa pessoa.

 

Representante comercial Imobisis

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